DOENÇAS DO SONO

APNEIA DO SONO

A apneia do sono é a condição na qual a pessoa apresenta paradas respiratórias durante o sono, causadas por uma diminuição no espaço da faringe (tubo pelo qual entra o ar que respiramos).

Geralmente, quem tem este problema não tem consciência disso, pois as paradas ocorrem durante o sono e não necessariamente são capazes de fazer o indivíduo despertar.

A apneia do sono é muito frequente em quem ronca e pode levar a uma série de consequências, entre elas a sonolência ou cansaço durante o dia, falta de energia, irritabilidade e dificuldade de concentração.

Como o sobrepeso também é um fator de risco para o distúrbio, o tratamento muitas vezes inclui a perda de peso. O paciente também é orientado a evitar o consumo de bebidas alcoólicas e a fazer tratamentos para problemas nasais e usar aparelhos específicos que o ajudem a respirar durante a noite.

RONCO

O famoso “ronco” nada mais é do que o ruído característico que surge da garganta durante o sono. Ele acontece quando existe uma diminuição do espaço pelo qual o ar passa.

As causas do ronco são semelhantes às da apneia do sono, e o tratamento muitas vezes envolve as mesmas medidas adotadas para a apneia: perda de peso, uso de aparelhos e mudanças de hábitos, como dormir de lado ou de bruços.

CONHEÇA NOSSO CORPO CLÍNICO

Médicos experientes e especializados prontos para atender sua necessidade

Dr. Carlos Naconecy
Dr. Carlos NaconecyMédico Otorrinolaringologista CRM 4373
Dr. Cléber Palma
Dr. Cléber PalmaMédico Otorrinolaringologista CRM 12619
Dr. Robson Palma
Dr. Robson PalmaMédico Otorrinolaringologista CRM 15258

SAIBA ABAIXO QUAIS OS CONVÊNIOS QUE ATENDEMOS