EXAMES DE VECTOELETRONISTAGMOGRAFIA2019-06-26T10:01:36-03:00

EXAMES DE VECTOELETRONISTAGMOGRAFIA

Vectoeletronistagmografia

A Vectoeletronistagmografia faz parte da avaliação oto neurológica e consiste em uma série de provas que tem por objetivo avaliar o labirinto e o equilíbrio de forma geral.

O exame é indolor, dura aproximadamente 45 minutos e são utilizados eletrodos de superfície no rosto do paciente, semelhantes aos eletrodos usados em eletrocardiogramas, conectados a um programa de computador, que analisará os sinais originados de movimentos oculares involuntários, denominados nistagmos. Os pacientes são submetidos a testes visuais com barras luminosas, em que devem acompanhar com o olhar o deslocamento de sinais luminosos, e testes calóricos (com ar), em que as orelhas são expostas a ar quente e ar frio, que estimulam de forma diversa o labirinto. O examinador analisa os registros e define assim a presença ou não da labirinto patia.

É indicado nos casos de tontura, desequilíbrios, quedas, vertigem, náuseas sem cauda evidente, zumbidos, perda auditiva neuros sensorial, síndromes do tronco encefálico e cerebelo, etc.

Os OBJETIVOS fundamentais do exame são:
– Confirmar ou não o comprometimento vestibular
– Saber qual o lado lesado (direito, esquerdo ou ambos)
– Saber se o distúrbio é periférico (labirinto e VIII nervo), central (núcleos, vias e inter-relações com outras estruturas do sistema nervoso central) ou misto.
– Verificar o tipo da lesão vestibular (irritativa ou deficitária).
– Ajudar na identificação da causa, pela contribuição ao estabelecimento de uma hipótese diagnóstica
– Estabelecer o prognóstico
– Monitorizar a evolução do paciente tratado e da sua doença
– Modificar, se necessário, a orientação terapêutica, com base no acompanhamento dos sinais objetivos aos exames.
– Decidir quando o tratamento deve ser encerrado, após a resolução dos sintomas e/ou sinais ou a obtenção do melhor resultado possível.

As INSTRUÇÕES PREPARATÓRIAS para o exame são as seguintes:
– Evitar bebidas alcoólicas e uso de medicamentos não essenciais, tais como: tranquilizantes, narcóticos, anti-histamínicos, anti-vertiginosos, antialérgicos e etc., 48 horas antes da realização do exame.
– Não comer e não beber três horas antes do exame
– Não beber chá, chocolate ou café e não fumar do dia do teste.
– Evitar fadiga excessiva na véspera e no dia do exame
– Pacientes, principalmente idosos, com problemas clínicos importantes, e crianças devem ser acompanhados por um familiar ou responsável.
– Caso o paciente use lentes de contato deve retirá-las no momento do exame.

O exame é indolor, dura aproximadamente 45 minutos e são utilizados eletrodos de superfície no rosto do paciente, semelhantes aos eletrodos usados em eletrocardiogramas, conectados a um programa de computador, que analisará os sinais originados de movimentos oculares involuntários, denominados nistagmos. Os pacientes são submetidos a testes visuais com barras luminosas, em que devem acompanhar com o olhar o deslocamento de sinais luminosos, e testes calóricos (com ar), em que as orelhas são expostas a ar quente e ar frio, que estimulam de forma diversa o labirinto.

As REAÇÔES ADVERSAS ao exame:
– Tonturas discretas e/ou náuseas que cessam após o término do exame.

Agende uma Consulta!

SAIBA ABAIXO QUAIS OS CONVÊNIOS QUE ATENDEMOS

WhatsApp chat