RONCO EM CRIANÇAS


O ronco em crianças deve ser tratado com atenção e seriedade por pais e médicos. Muitas vezes o fato da criança roncar é tratado com naturalidade, atribuindo o ronco à uma herança familiar.
Quando o ronco acontece somente durante o período de resfriados e gripes, desaparecendo logo em seguida, não deve haver preocupação. Nos casos de alergias, o ronco desaparece com o tratamento apropriado.
O ronco é sinal de alguma dificuldade respiratória, em geral, das vias aéreas superiores (nariz ou garganta). Esse ruído é ocasionado por uma dificuldade da passagem de ar através das estruturas respiratórias.
Caso este problema permaneça por alguns meses, a criança passa a respirar pela boca, como forma de manter o fornecimento adequado de ar para os pulmões. Esse estreitamento permanente da passagem de ar, na maioria das vezes, em crianças é ocasionado por um aumento desproporcional das amigdalas (tonsilas palatinas) e da adenóide.
As crianças que respiram cronicamente pela boca ficam com os lábios entreabertos e dentes expostos à ação do ar. Essa situação leva a um ressecamento dos lábios, que muitas vezes, acabam feridos. A boca, ao ficar sempre aberta, aumenta a incidência de doenças periodontais. A garganta por sofrer a ação do ar, que não sofre a limpeza e o aquecimento pelo nariz, diretamente sobre suas paredes, passa a ficar irritada, gerando dor, geralmente pela manhã.
A língua do respirador bucal passa a ter um posicionamento errado, uma vez que essa passa a pressionar os dentes para frente, ao invés de encostar-se ao céu da boca (palato).
Essa alterações ocasionadas em lábios e língua ocasionam, a longo prazo, uma alteração do palato, que passa a ser profundo (ogival). Com o passar dos meses, a mandíbula passa a ter crescimento desproporcional ao do maxilar, e o posicionamento da arcada dentária pode sofrer diversas alterações.
A criança que cresce nessa situação passa a ter uma modificação acentuada da face:
O lábio superior fica mais curto,
A face fica mais alongada,
Expressão de tristeza e cansaço no rosto,
Muitas vezes sofrem até alteração do humor, ficando estigmatizadas.
O tratamento da criança respiradora bucal deve ser realizado por uma equipe especializada.

Agende uma Consulta!

    SAIBA ABAIXO QUAIS OS CONVÊNIOS QUE ATENDEMOS