Septoplastia Correção do Desvio de Septo
Septoplastia (Cirurgia para correção de desvio do septo).
O septo nasal é a estrutura que divide a cavidade nasal em duas partes . Ele é constituído de osso e cartilagem. Quando, por algum motivo, o septo não está centrado (bem no meio do nariz) ele se torna um obstáculo para a passagem de ar, dificultando a respiração.
A septoplastia é a cirurgia normalmente empregada frente a queixas de nariz entupido, sinusites de repetição, dificuldades para sentir os cheiros ou sabores.
A septoplastia é a cirurgia realizada para reposicionar o Septo da forma mais reta possível. Ela pode ser realizada sobre anestesia local ou geral, dependendo das condições de cada paciente. Sua duração é aproximadamente uma hora. O septo nasal, como todo o restante da cavidade nasal, é coberto pela mucosa nasal. O primeiro passo da cirurgia consiste em levantar esta cobertura, para que se exponham todas as alterações ósseas e cartilaginosas do septo. Após a remoção e remodelagem das áreas desviadas, a mucosa nasal é reposicionada e suturada.
Normalmente fazemos a cirugia com endoscópios (os endoscópios minimizam o corte e o trauma às estruturas nasais, tem diâmetros de 4mm e de 2,7mm e ângulos de visão variando de 0 graus a 30, 45, 70 graus. Fornece excelente imagem do interior das cavidades nasais), com isso o uso de tampão nasal é desnecessário o que proporciona uma recuperação mais cômoda para o paciente. Eventualmente faz-se uso de tampões após o término da cirurgia, para controle do sangramento, o que leva um desconforto local.
Orientações
• No primeiro dia realizar dieta leve, após dieta normal. Poderá ocorrer náuseas e vômitos.
• É comum nos primeiros três dias após a cirurgia a eliminação de pouca secreção sanguinolenta do nariz ou sentir-la escorrer pela garganta
• Após o terceiro dia poderá ocorrer obstrução nasal, eliminação de catarros e crostas pretas e duras com odor fetido. Se isso ocorrer intensifique a lavagem nasal com soro fisiológico
• Pode ocorrer desconforto pela obstrução nasal (primeira semana).
• Não assoar o nariz e não abaixar a cabeça
• É proibido na primeira semana realizar esforço físico como correr, pular, andar de bicicleta. Evitar ficar em ambientes quentes e se expor ao sol.
• Nos primeiros 2 dias deve-se dormir com a cabeceira elevada (dormir com 2 travesseiros). Se quiser coloque compressa gelada ou bolsa de agua gelada na região do nariz 3x ao dia com duração de 15 minutos.
• Tomar as medicações conforme prescrição medica. Não tomar nenhuma medicação que não esteja prescrita no receituário.
• No caso de sangramento intenso, entrar em contato com a clinica e/ou hospital
• Ligar e agendar o retorno em 7 dias.