CIRURGIA DE RONCO E APNEIA

O Ronco e a Síndrome da Apneia do sono têm sido muito discutidos no Brasil e no mundo na atualidade. Infelizmente ainda é uma doença pouco diagnosticada. Este problema, além dos transtornos sociais e psicológicos, traz consequências físicas para o paciente (hipertensão, arritmias cardíacas, insuficiência cardíaca, ganho de peso,derrame cerebral, diabetes).

A Apneia do sono é a obstrução parcial ou total das vias aéreas superiores por alguns momentos durante o sono, impedindo a oxigenação em todo o corpo. O ronco é a vibração dos tecidos da garganta quando o ar passa

Os principais sintomas da apneia do sono em adultos são o ronco, cansaço e a sonolência excessiva diurna e em crianças é a hiperatividade. O ronco é também um fator de desagregação familiar, muitas vezes levando a pessoa que ronca a dormir em quarto separado, bem como torna a pessoa que ronca motivo de piadas entre companheiros de trabalho, ou quando tem que dividir quarto de hotel, etc.

É necessário se preocupar com a apneia do sono?

Apesar de o ronco ser o problema mais incômodo, a apneia do sono é o problema mais importante e precisamos nos preocupar com ela, pois ela afeta vários órgãos do nosso corpo, principalmente o coração, onde aumenta em até 30% a possibilidade de desenvolver arritmias, hipertensão, infarto e derrame cerebral.

Pode-se morrer sufocado numa crise de apneia do sono?
Não, pois o cérebro controla o nível de oxigênio e gás carbônico no sangue e quando eles se alteram a pessoa acorda e volta a respirar. A apneia não mata, mas aumenta muito a chance de desenvolver doenças que matam como o infarto do coração e os derrames cerebrais.

Polissonografia
A Polissonografia é um exame não invasivo que mede a atividade respiratória, muscular e cerebral (além de outros parâmetros) durante o sono. As informações são coletadas por sensores espalhados pelo corpo e analisadas por computadores que transformam os dados em padrões que descrevem em detalhes como é o descanso do indivíduo.

Para que serve?
Para investigar possíveis distúrbios do sono. Geralmente é solicitado quando há sintomas como sonolência excessiva diurna, distúrbios respiratórios como roncos e apneia, alterações do ritmo cardíaco e síndrome das pernas inquietas. A polissonografia também flagra doenças como insônia, sonambulismo, bruxismo, terror noturno, narcolepsia e pode ser útil até no diagnóstico de fibromialgia.

Com o resultado da polissonografia em mãos o médico analisará e indicará a melhor opção entre tantos tratamentos existentes como terapia comportamental, cirurgias, aparelhos intra orais e aparelhos de pressão positiva.

Agende uma Consulta!

    SAIBA ABAIXO QUAIS OS CONVÊNIOS QUE ATENDEMOS