O cáseo amigdaliano, também chamado de caseum, tonsilíto ou popularmente, bolinha na garganta, se forma em pequenas cavidades existentes nas amígdalas, denominadas criptas amigdalianas. O cáseo amigdaliano é uma massa viscosa e seu nome deriva do latim caseum, que significa queijo, assemelhando-se assim a uma pequena “bolinha de queijo” com um odor forte e desagradável. A composição do cáseo amigdaliano consiste em células descamadas da boca, proteínas da saliva e restos alimentares que servirão de alimento para microorganismos. Quando essas bactérias digerem as proteínas, são liberadas substâncias que têm mau cheiro.
A presença de cáseo nas amigdalas esta associado a uma inflamação local crônica, também conhecida como amigalite crônica caseosa ou amigdalite críptica. Os principais sintomas associados são sensação de desconforto e irritação na garganta, além de halitose. Os cáseos amigdalianos podem ser expelidos durante a tosse , espirros ou fala. Podem ainda ser removidos mediante o uso de instrumentos como curetas, o que pode levar a ferimentos locais e sangramentos.
O tratamento pode ser clínico através do uso de antiinflamatórios, de gargarejos com soluções salinas e anti-sépticas, com resultados pouco satisfatórios, ou cirúrgicos, através da remoção das amigdalas (amigdalectomia).
Todas as informações fornecidas neste website têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu(sua) médico(a).